MURAL DE RECADOS

segunda-feira, 31 de março de 2008

DAVI, O LÍDER VALENTE

1 Sm 17


INTRODUÇÃO
No tempo do reinado de Saul, o povo de Israel foi afrontado pelos filisteus durante um período de 40 dias.

Golias pedia um homem com o qual guerrear. Aquele que fosse derrotado veria seu povo tornar-se escravo do outro.

Era costume o rei estar à frente da batalha. O rei Saul, porém, um dos homens mais altos de Israel (1 Sm 9:2), acovardou-se e não foi à guerra.

Houve um jovem, no entanto, que aceitou o desafio, e transformou aquela situação de vergonha em triunfo e regozijo. O valente Davi.

Aprenderemos com ele a sermos líderes valentes:


Características de líderes valentes:

1. Assumem responsabilidades
Davi ofereceu-se para lutar com Golias, não ficou passivo diante das circunstâncias:

“E Davi disse a Saul: não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu” (v. 32).

Davi já tinha sido ungido rei (1 Sm 16:12,13), e sabia que a função de lutar com Golias era do rei. Como Saul acovardou-se, Davi, compreendendo seu chamado, dispôs-se e agiu de acordo com esse chamado.

Davi não ficou se lamentando, dizendo que ainda não era a hora dele, que era jovem demais, que não tinha sido convocado. Ele assumiu o desafio de ser valente.

Você tem que assumir esse mesmo desafio. Para fazer a obra de Deus, você não precisa ficar esperando uma confirmação sobrenatural, pois ela já aconteceu quando você se converteu (Jo 15:16).

Precisamos de discípulos que assumam sua responsabilidade. Muitos perguntam o que a igreja pode fazer por eles. Mas o valente busca saber o que ele pode fazer pela igreja. Os cultos, as células, os eventos e todas as programações, são de responsabilidade de cada discípulo.


2. Perseveram mesmo diante de resistência
Antes de lutar e prevalecer contra Golias, Davi enfrentou resistências dentro de seu próprio arraial. Muitas vezes, as adversidades vêm das pessoas mais próximas. Mas, assim como Davi, que não se rendeu, precisamos de líderes valentes que não desistam mesmo diante dos maiores desafios.

Primeiro, os próprios irmãos de Davi o desencorajaram, dizendo que ele era presunçoso, e ainda desdenharam do trabalho dele:

“Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: por que desceste aqui, e com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja” (v. 28).

Às vezes uma fofoca é suficiente para paralisar um melindroso. Mas o valente não se move por aquilo que dizem dele, e sim de acordo com o seu chamado.

Em segundo lugar, o rei Saul o considerou incapaz de realizar aquela tarefa:

“Saul, porém, disse a Davi: não poderás pelejar contra esse filisteu, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade” (v. 33).

Muitos se entregam ao desânimo e desistem da jornada porque julgam ter recebido uma palavra dura de seu líder. Os valentes, entretanto, não são melindrosos, e perseveram no seu objetivo.

Em terceiro lugar, Davi tinha uma dupla jornada de trabalho, pois cuidava das ovelhas de seu pai e também servia ao rei Saul:

“Davi era o mais moço; os três maiores seguiram a Saul, mas Davi ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém” (vv. 14,15).

Quantos jovens abandonaram a obra e mesmo a fé, alegando cansaço e falta de tempo? Tempo é uma questão de prioridade. A Bíblia nos orienta a buscarmos primeiro o reino de Deus e sua justiça, pois as demais coisas nos são acrescentadas (Mt 6:33).

Acusação, desprezo, cansaço... Nada disso o impediu de avançar, pois aquele que tem um chamado para a obra mais nobre da face da terra não desiste mesmo diante da maior adversidade!

Persevere, tente novamente, não desista. A vitória só vem no final!


3. Confiam na capacitação do Senhor
Davi dispôs-se a lutar com Golias porque sua confiança estava alicerçada no Senhor. Ele sabia que o gigante não estava afrontando apenas a Israel, mas ao próprio Senhor:

“Quem é esse incircunciso filisteu para afrontar o exército do Deus vivo?” (v. 26).

Muitos imaginam a luta de um menino contra um gigante. Mas Davi não era um rapaz qualquer, não era um louco ou irresponsável. Ele não se atreveu a fazer algo de qualquer jeito. Ele sabia que podia derrotar Golias porque Deus o havia capacitado para isso:

“Então, ouvidas as palavras que Davi falara, foram elas referidas a Saul, que mandou chamá-lo. E Davi disse a Saul: não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Saul, porém, disse a Davi: não poderás pelejar contra esse filisteu, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e arrancava o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela barba, e o feria e matava. O teu servo matava tanto o leão como o urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: o Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: vai, e o Senhor seja contigo” (vv. 31-37).

Você não pode enfrentar um gigante de qualquer jeito, é preciso se preparar. Você precisa orar, ler, estudar, consagrar-se ao Senhor. Você tem dons que precisam ser lapidados e colocados no altar do Senhor para que sejam usados contra o inimigo. A vontade de Deus não é que enterremos nossos talentos, mas sim que os usemos, a fim de que sejam multiplicados, e abençoem a muitos.


4. Completam a obra
Davi não parou enquanto não teve certeza de haver completado a obra para a qual se propôs:

“Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi. Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça” (vv. 50-51).

O líder valente não pára no meio do caminho. Não desiste antes que tenha alcançado o seu alvo.

Não apenas ganhe as pessoas, mas consolide, cuide delas.
Não só consolide, mas invista no treinamento dos seus discípulos, pessoalmente e através da Escola de Líderes.
Não só treine, mas os envie, para que também tenham seus discípulos, suas células, suas multidões.

Vivemos um momento de definirmos alvos e metas para todas as áreas de nossas vidas. Complete a obra. Alcance seus alvos. Não desista, pois não somos daqueles que retrocedem para a perdição, mas daqueles que avançam para a vitória!


5. Influenciam uma geração
Quando Davi matou Golias, a disposição do exército de Israel mudou. Eles saíram de sua letargia e avançaram contra os filisteus, matando todos os seus soldados. Tudo isso porque adquiriram confiança após a postura de Davi.

“Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram. Então os homens de Israel e de Judá se levantaram e jubilaram, e perseguiram os filisteus até a entrada de Gate e até as portas de Ecrom. E caíram os filisteus feridos pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom“ (vv 51-52).

Tudo o que você faz nesta vida não é feito apenas para você. Desde Adão, nossas ações afetam toda a terra. A atitude de um jovem foi capaz de mudar o ânimo de um exército. Não foram as circunstâncias que mudaram, mas sim a disposição interior daqueles homens. Da mesma forma, você pode influenciar positivamente ou negativamente sua geração. O que você vai escolher?

Assuma:
Uma postura de santidade diante de tanta imoralidade.
Uma postura de fidelidade diante de tanta traição.
Uma postura de paz, de reconciliação, diante de tanta violência.
Uma postura de respeito e honra, diante de tanta rebeldia.


6. Compreendem sua identidade
“Quando Saul viu Davi sair e encontrar-se com o filisteu, perguntou a Abner, o chefe do exército: de quem é filho esse jovem, Abner? Respondeu Abner: vive a tua alma, ó rei, que não sei. Disse então o rei: pergunta, pois, de quem ele é filho. Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo Davi na mão a cabeça do filisteu. E perguntou-lhe Saul: de quem és filho, jovem? Respondeu Davi: sou filho de teu servo Jessé, belemita” (vv. 55-58).

Davi sabia quem ele era. Não com presunção, pois não invocou sua unção real. Mas não com mediocridade, pois sabia sua identidade, propósito e destino. Ele sabia de quem ele era filho.

Somos filhos de Deus! Nosso Pai celestial é o Rei do universo! O mundo pertence a Ele, a obra é dele, nós somos Seu povo. Não andamos segundo nossa vontade, mas segundo a direção divina. Somos sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva do Senhor. E isso com um propósito especial: anunciar as grandezas de Deus, que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

Seja um valente nas mãos do Senhor!

ATITUDES DE UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

1 Sm 13:8-14


INTRODUÇÃO
Davi ficou conhecido como um homem segundo o coração de Deus, e até hoje é venerado em Israel como o maior rei que já houve na nação. Saul, em contraste, apesar de ter sido o primeiro rei, teve um fim desastroso. Houve muitas diferenças entre as atitudes de Davi e as de Saul. Vamos aprender com Davi quais as atitudes de um homem segundo o coração de Deus.


1. ATITUDE DIANTE DAS LIMITAÇÕES PESSOAIS
- Saul era alto, forte, bonito (1 Sm 9:1,2)
- Davi era “ moço ruivo, de boa aparência” (1 Sm 16:12)

Muitas vezes ficamos paralisados por causa de limitações físicas ou pessoais. Consideramos os outros mais bonitos, mais fortes, mais importantes. Não podemos esquecer que Deus olha o interior do homem, e não o seu exterior (1 Sm 16:7). Deus muda nosso interior, e a partir daí o exterior é afetado. Mudança apenas exterior é mera religiosidade. O que agrada a Deus é o interior transformado.


2. ATITUDE DIANTE DAS CONDIÇÕES
- Saul era de família rica (1 Sm 9:1)
- Davi era de família simples, comum (1 Sm 16:1)

Muitas vezes, nos limitamos por causa daquilo que temos: nossa família, nosso grau de escolaridade, nosso nível econômico, nosso emprego. Achamos que não somos bons o suficiente, desconfiamos da nossa capacidade e acabamos deixando de fazer o que está ao nosso alcance.
Não devemos ficar acomodados diante daquilo que podemos mudar, das áreas em que podemos crescer. Porém, podemos e devemos agir de acordo com o que já temos (Fp 3:12-16).


3. ATITUDE AO SER CONFRONTADO
- Saul quis manter a aparência (1 Sm 15:24-30)
- Davi quebrantou-se diante de Deus (Sl 51:1-4)

O homem segundo o coração de Deus não está mais preocupado em ficar bem diante das pessoas do que em estar firmado em Deus. Ele busca restaurar o relacionamento com Deus através da confissão de pecados e recebimento do perdão divino.


4. ATITUDE DIANTE DO DESAFIO
- Saul acovardou-se (1 Sm 17:38)
- Davi enfrentou a situação (1 Sm 17:32,37)

Não adianta procurarmos o caminho mais fácil, pois ele normalmente não é o melhor. Os atalhos não trazem solução, são apenas paliativos. Devemos buscar resolver os problemas que surgem em nossa vida, pois isso gera crescimento.


5. ATITUDE DIANTE DE DEUS
- Saul não obedecia plenamente a Deus (1 Sm 15:18,19)
- Davi era quebrantado, e o que mais desejava era a presença de Deus (Sl 51:10,11)

Estamos neste mundo de passagem. Nossa vida aqui na terra é temporária. Viemos de Deus e voltaremos para Deus. Portanto, devemos viver nesta terra de acordo com a vontade e o propósito de Deus para nós.
Nosso coração é enganoso, nossa carne busca o que é prazeroso, e não o que é bom. Mas a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, e devemos buscá-la diariamente para nossa vida.

quinta-feira, 27 de março de 2008

*Um Alerta Pra Você**

*Deixo claro que isso não é fanatismo, pelo contrário, é a
pura realidade. Conversando com uma pessoa há poucos dias, estávamos
falando sobre música, essa pessoa mencionou um detalhe de uma música
que está sendo bastante tocada ultimamente, não só nas radios como
também na tv e até nas ruas.
Pessoalmente eu conchecia o refrão, mas não havia prestado atenção
no restante da exatamente por isso, achei que seria interessante
passar esta letra, caso ainda não o tenham notado e também para que
possam alertar alguém que porventura esteja cantando esta música, em
especial alguns jovens.


*Trata-se da música: Poeira - Ivete Sangalo **
*A letra diz em parte:

'A minha sorte grande foi você cair do céu
Minha paixão verdadeira...
É lindo teu sorriso,
O brilho dos teus olhos
Meu anjo querubim
Chegou no meu espaço
Mandando no pedaço
Um amor que náo e brincadeira
Pegou me deu um laço
Danço bem no compasso, de prazer
Levantou poeira.'


Vamos aos detalhes:
'...Foi você cair do céu'
Quem foi que caiu do céu? Apocalipse captítulo 12 versículo 9 diz:
'Foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o
chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando a toda a
terra habitada; ele foi lançado para baixo, a terra'


'...É lindo teu sorriso,
O brilho dos teus olhos...'
Olha o que Ezequiel captítulo 28 versículo 17 diz a respeito de
Satanás: 'Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura,
corrompeste a tua, sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te
lancei; diante dos reis te
pus,para que te contemplem'


'...Meu anjo querubim...'
Isto confirma que está se referindo a um anjo e confirma que é
Satanás, pois descrevendo a Satanás, Ezequiel captítulo 28 versículo
14 diz: 'Tu eras querubim ungindo para proteger, e te estabeleci: no
monte santo de Deus
estavas, no meio das pedras andavas.' '


...Chegou no meu espaço mandando no pedaço...'
Que será que quis adoração só pra si, querendo mandar em Deus, a quem
os anjos e humanos deviam servir?


'...Pegou me deu um laço...'
Quem é descrito em primeiro a Pedro captítulo 5 versículo 8 diz:
'...Como leão que ruge procurando a quem devorar ou a quem enlaçar?
E Satanás também é descrito nas Escrituras como o passarinheiro que
lança o seu LAÇO, veja no Salmo 91:3.


Como nós esquecemos de Jesus!
Acreditamos em tudo o que nos ensina, mas sempre questionamos as
coisas que vem de Deus!
Todos queremum dia estar com Deus, mas não querem conhecê-lo! E
amá-lo!
Muitos dizem : Eu acredito em Deus, ( Satanás também! ) mas não fazem
nada por Ele!
As pessoas mandam piadas por e-mail e umas passam para as outras em
uma velocidade luz!
Mas quando a mensagem é sobre Deus, as pessoas pensam duas vezes antes
de compartilhar com as outras.
Dizem a todo momento, para que time torcem, mas pensam duas vezes
antes de dizerem : SOU DE CRISTO, AMO A DEUS!
Tentam ser invisíveis, quando se trata de Jesus Cristo!
PORQUE ?
Será que quando você terminar de ler essa mensagem, você mandará para
alguém ou você não esta seguro do que as pessoas pensarão sobre
você se você enviar!
Falar sobre Jesus Cristo não é um assunto que as pessoas querem ouvir!
Somente querem a Jesus quando estão em grandes apuros!
Quem passará essa mensagem ?
Deus perguntou : A quem enviarei?

P.U.S.H.

Uma noite, um homem estava dormindo em sua cabana quando, de repente, seu quarto ficou cheio de luz e Deus lhe apareceu dando-lhe uma incumbência; e disse-lhe:

- 'Há uma grande rocha defronte à sua cabana; doravante, dia após dia,quero que você a empurre' (PUSH - em inglês) com toda a sua força'.

Surpreso com aquela visão o homem resolveu obedecer.

Por muitos anos ele pelejou sol a sol, com seus ombros escorados na fria e maciça superfície da rocha, empurrando-a com toda a sua força, mas a rocha não se mexia.

E cada noite retornava à sua cabana aborrecido, com a roupa rasgada, sentindo que o seu esforço havia sido em vão.

Mostrando-se o homem desencorajado, o adversário (Satanás) decidiu entrar em cena colocando pensamentos em sua mente desgastada:

- 'Você tem empurrado essa rocha por tanto tempo, e ela ainda não se moveu. Não acha melhor desistir? Deixe essa tarefa para outro.'

Esses pensamentos o desanimavam e davam-lhe a impressão de que aquela tarefa era demais para ele e que era um fracassado.

- 'Por que vou me matar fazendo isso?' pensou. 'Farei apenas o possível,colocando um mínimo esforço e será suficiente.'

E era o que planejava fazer, contudo resolveu fazer disso um alvo de oração e elevou seus pensamentos atribulados à Deus.

- 'Senhor, disse ele, tenho trabalhado duro e por muito tempo em Teu serviço, colocando toda a minha força pra fazer aquilo que o Senhor me mandou; entretanto, após todo esse tempo não consegui mover a rocha nem por um milímetro. O que está errado? Porque tenho falhado?'

O Senhor, em sua infinita misericórdia e conhecendo a aflição que tomava conta daquele coração, respondeu-lhe:

- 'Meu filho, quando Eu lhe disse para Me servir e você aceitou, expliquei-lhe que sua tarefa seria empurrar a rocha com toda a sua força todos os dias, e é o que você tem feito. Eu nunca lhe ordenei que a movesse. Sua tarefa era somente empurrá-la.

Porque pensa que você falhou? Olhe para si! Seus braços estão fortes e musculosos, suas costas estão enrijecidas e bronzeadas, suas mãos estão calejadas, suas pernas se tornaram musculosas e firmes. Você adquiriu muitos atributos e eles fazem com que você seja melhor do que antes.

Você não moveu a rocha, mas, observe: Seu chamado foi para ser obediente e empurrá-la, exercitando sua fé e confiança em Mim, AGORA, EU MESMO MOVEREI A ROCHA

Às vezes, quando ouvimos uma palavra de Deus, tendemos a usar o nosso intelecto para decifrar o que Ele quer de nós, quando na verdade o que Ele deseja é apenas nossa obediência e fé.

Em todos os sentidos, exercite a Fé que remove montanhas, mas saiba que continua sendo Deus quem as move

Assim...

Quando tudo lhe parecer errado, apenas - P.U.S.H.!

Quando o trabalho lhe deixar pra baixo, apenas - P.U.S.H.!

Quando as pessoas não agirem da maneira que você espera, apenas - P.U.S.H.!

Quando o seu dinheiro for embora e as contas ficarem, apenas - P.U.S.H.!

Quando as pessoas não compreenderem você... apenas - P.U.S.H.!


P. = Pray (ore)

U. = Until (até)

S. = Something (alguma coisa)

H. = Happen (acontecer)

quarta-feira, 19 de março de 2008

Papel de Parede

800x600

1280x800
Click na imagem, espere carregar, click com o botão direito do mouse em salvar imagem como e baixe o papel de parede da RJ