MURAL DE RECADOS

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O PERFIL DA MULHER CRISTÃ

"...pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa" ( Rute 3.11c ).

O Livro de Rute nos coloca face à face com um drama de família e um certo número de costumes que muito recomendam a nação israelita; podemos ver que nem tudo era idolatria, sexualismo e carnificina. Havia muita coisa boa em Israel e no meio do pecado e incredulidade, havia gente que vivia e morria por Jeová e sua religião.

Rute decidiu não abandonar Noemi, sua sogra. provavelmente já tinha adotado a Jeová como o seu Deus. Deus por sua vez não deixaria de honrar uma fé como a desta moça. Honrou-a dando-lhe um marido ideal e uma linhagem como nunca ela poderia ter em sua terra.

O perfil da mulher cristã no Novo TestamentoOs apóstolos Pedro e Paulo estabeleceram algumas qualidades destinadas especificamente às mulheres. Estas virtudes servem como critérios para avaliar a maturidade cristã e a verdadeira eterna beleza.

01. Respeitáveis - "Da mesma sorte, quanto quanto a mulheres é necessário que sejam elas respeitáveis". ( I Tm. 3.11 )A palvra grega é semnos, que quer dizer venerável, honrado. A mulher que vive de uma forma tal que pode ser "venerada por seu caráter"Um estilo de vida respeitável, reverente e digno vai fazer com que o "adversário seja envergonhado não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito". "Tudo o que é respeitável..., seja isso o que ocupe o vosso pensamento"( Fl. 4.8 ).

02. Não maldizentes - " Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas... não maldizentes "Um dos problemas mais constantes para todos nós é o controle adequado de nossa língua."... não caluniadores ou maldizentes, fofoqueiras ... ( Tito 2 .3 ).A maneira como usamos nossa língua é uma medida precisa de nossa maturidade cristã. Como cristãos temos uma força que nos ajuda a controlar a língua e temos também a responsabilidade de ajudar-nos uns aos outros a amadurecer nesta área de nossa vida.

03. Temperantes - " Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas ... temperantes" (1 Tm 3 .11 ).A temperança se aplica á várias áreas da vida (modas de roupas, comidas) .Também se aplica como gasta seu dinheiro com coisas para si, família e casa. A bíblia ensina o domínio próprio e a temperança em todas as coisas. (1 Co 10 .23 ).

04. Fiéis em tudo - " Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas ... fiéis em tudo (1 Tm 3 .11). Uma pessoa em quem se pode confiar que efetuará negócios, executará instruções e se desincumbirá de deveres de maneira fiel. Ser fiel é uma qualidade que denota maturidade cristã que em particular capacita a pessoa passar adiante informações sem deixar de mencionar detalhes importantes e sem criar confusão.Para pensar:Sou fiel em preparar refeições adequadas e na hora certa;Sou fiel em manter a casa arrumada e limpa;Sou fiel em manter as informações confidenciais realmente confidenciais;Sou fiel em me manter sempre leal ao meu marido, espiritualmente, moralmente e em qualquer outra área;Sou fiel em gastar o dinheiro com cuidado comprando com moderação.

05.Mestras do bem - " Quanto às mulheres idosas, semelhante que sejam ... mestras do bem" ( Tito 2.3 ). Embora variem os limites de idade específicos, as mulheres idosas tem a responsabilidade de prover um exemplo positivo para os jovens. Ser mestra do bem, significa demonstrar o que é bom com um estilo de vida cristão . O sinal de maturidade cristã para uma mulher de Deus é conhecer a palavra de Deus ; só sabendo o que Deus fala é que você pode ser uma mestra no bem, porque o bem vem de Deus.

06. Amarem a seus maridos -" Quanto ás mulheres idosas, semelhantemente, que sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem seus maridos" ( Tito 2.3-4 ).Instruírem indica um processo de instrução até o ponto em que as esposas se sentissem amigas de seus marido, em que se sentissem seguras e aconchegantes na presença deles; que tivessem um sentimento profundo de confiança e entrega emocional com eles. É necessário a comunicação com amor.

07. Amarem a seus filhos - " Quanto às mulheres idosas semelhantemente, que sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem seus filhos". (Tito 2.3-4 ).Lembrar que os sentimentos negativos são normais em certas circunstâncias, mesmo para uma cristã madura. As pressões da vida familiar são bastante reais, especialmente na fase em que as crianças são pequenas; daí sentir certo ressentimento em ralação as crianças não é falta de amor. As mulheres mais velhas devem aliviar o fardo de ansiedade e sentimento de culpa da moça, mostrando a ela que passou pelas mesmas emoções. Os filhos são herança do Senhor ( Sl 127.3 ).Lembrar que na adolescência há necessidade da chave da identificação.

08. Sensatas - " Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que ... sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens a serem sensatas. (Tito 2.3-5 ). Sensato, sóbrio, criterioso, moderado, descrevem uma pessoa que tem pleno controle de suas faculdades físicas, psicológicas e espirituais. Uma pessoa que não está escravizada a seus desejos, impulsos e paixões.

09.Honestas - " Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens ... a serem honestas (Tito 2. 3-5). A palavra grega hagnos significa alguém que não é contaminado pela carnalidade, que é casto, modesto. Paulo importava-se que todas as cristãs tanto jovens como idosas, se compenetrassem de sua responsabilidade em manter ralações puras com os homens.

10. Boas donas de casa - "Quanto as mulheres idosas, semelhantemente, que ...sejam mestras no bem, a fim de instruírem as jovens a serem boas donas de casa" ( Tito 2. 3-5 ).Alguns acham as afirmações de Paulo muito influenciadas por seu próprio ambiente judaico e pela cultura da época, o que as torna quase inaplicáveis no século vinte. Uma mulher de Deus madura , e neste caso casada, deve ser uma boa dona de casa. Pode ter atividades fora do lar, ter empregados se puder. Deus estabeleceu certos papeis temporais e funcionais para mulher, mas isso não torna pessoa de segunda classe.. Desde o inicio da criação, e especialmente após a queda, o plano de Deus é que a prioridade da mulher casada seja o seu lar.

11. Bondosas - "Quanto as mulheres idosas, semelhantemente, que . . .sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens . . . a serem bondosas ( Tito 2.4-5 ). Bondosa significa ser notável por alguma ciosa, ser uma pessoa distinguida, gentil, generosa, boa. Atende suas necessidades do lar , filhos e depois atende outras necessidades; a hospitalidade é um dever cristão, socorrer a atribulados, isto significa qualquer tipo de dificuldade e de assistência.

12. Sujeita a seus próprios maridos - "Quanto as mulheres idosas, quer sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens . . a serem sujeitas as seus maridos". ( Tito 2.3-5 ).A Bíblia ensina a submissão. O que a submissão não é: nunca pode expressar suas opiniões e sentimentos; - tomar sozinho as decisões do lar ( apesar de Deus ter dado ao homem a posição de cabeça do lar ); - pecar porque o marido o quer que ela o faça.O que a submissão é:- atitude de docilidade; a mulher foi criada para o homem ( antes da queda de Eva e Adão ). O papel da mulher se complicou após a queda . . . o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará". (Gn. 3.16 )Através da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. Deus deu ao homem e a mulher ( e especialmente aos maridos e esposa ) uma nova oportunidade de igualdade e união. " não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gl 3.26-28 ).

13. Um espírito manso e tranqüilo - " Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja porém, o homem interior do coração , unido ao incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus " ( 1Pe 3.3-4 ).Nesta passagem, Pedro diz que o " honesto comportamento cheio de temos " é um sinal de beleza da mulher, ( 1 Pe 3.2 ). Nossa sociedade enfatiza a desonestidade, a impureza e a irreverência. Pedro fala de um espírito manso e tranqüilo, quando os atuais movimentos de liberação, pega-se o oposto. Sem a beleza interior "um espírito manso e tranqüilo " a beleza exterior torna-se superficial. A beleza interior que atrai e permanece e permanece.

Mansidão é fruto do Espírito. ( Gl 5.22-23 )

Os Temperamentos
1. Temperamento - é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do individuo. Na Bíblia é denominado " a carne " " a carne corruptível ( gênio ).

2. Caráter - è o verdadeiro eu. È o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância. È algumas vezes denominado " a alma " do homem, que é composta de cérebro, emoções e vontade.

3. Personalidade - è o semblante externo de nós mesmo, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão ´autênticos sejamos. Resumo: O temperamento é a combinação de características com as quais nascemos: o caráter e o nosso temperamento " civilizado e a personalidade é o " rosto " que mostramos ao próximo.O temperamento pode ser modificado, ( ver 2 Co 5.17 )" Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo."

São 4 temperamentos básicos:1. Sangüíneo; 2. Colérico; 3. Fleumático; 4. Melancólico

As forças do temperamento

1. Sanguíneo- apreciador; vive no presente esquecendo o passado com facilidade; otimista; compassivo.2. Colérico- força de vontade firme; auto-disciplinado; prático; líder; otimista.3. Fleumático- espirituoso; digno,de confiança; prático; eficiente.4.Melancólico- sensível; perfeccionista; analítico, amigo fiel; abnegado.
As forças possuem fraquezas correspondentes, encarem-nas com realismo e deixem que Deus faça alguma coisa para transformá-las.

As fraquezas do temperamento

1. Sanguíneo- turbulento; desorganizado; egoísta; emocionalmente instável, as necessidades espirituais básicas do temperamento do Sanguíneo são: auto-controle, paciência, fé, paz, bondade.
2. Colérico- violento, cruel, amargurado, irado, impetuoso, auto-eficiênteAs necessidades espirituais básicas do temperamento colérico são: Amor, paz, bondade, paciência, humanidade e benevolência.
3. Fleumático- moroso, indolente, provocador, obstinado, indeciso.As necessidades primordiais do fleumático são: o amor, bondade, docilidade, temperança, e fé.
4. Melancólico- egocêntrico, pessimista, caprichoso, vingativo.As necessidades primordiais do melancólico são: amor, alegria, paz, bondade, fé e auto-controle.

Os temperamentos modificados pelo Espírito Santo

As 9 características do Espírito Santo já vistas em Gl. 5.22,23 fornecem a base de um trabalho para demonstrar o que Deus pode fazer com a matéria prima do nosso temperamento.

-Sanguíneo - será sempre extrovertido; continuará falante, mas de maneira diferente ( o que agrada a Deus ); encorajador; fica organizado; cumpre satisfatoriamente as responsabilidades, tem paz, humanidade.

-Colérico - dinâmico, eficaz líder cristão, força de vontade férrea, produtivo, mente ativa, resolução inquebrantável, amor, paz, docilidade, bondade, paciência, humanidade.

-Fleumático - excelente líder, amor, confiança, fé, bondade, docilidade,

-Melancólico - bondade, docilidade, fé, alegria, paz.
Variações da IraAmargor, indignação, rancor, ódio, protesto, insubordinação, inveja, ciúme, ressentimento, agressão, intolerância, maledicência, crítica, sarcasmo, vingança, inclemência.
Manifestações do medoAnsiedade, preocupação, dúvidas, inferioridade, timidez, covardia, indecisão, suspeita, superstição, hesitação, retraimento, depressão, solidão, arrogância, hostilidade, excessiva, acanhamento social.

Não importa qual seja o seu temperamento, Deus pode transformar você e tornar sua vida útil para Ele. Isso só pode ser feito pelo poder do Espírito Santo em sua vida. A coisa mais importante em sua vida de cristão é sentir-se pleno do Espírito Santo.

A Diferença que Cristo faz no seu temperamento
Quando convertemos á Cristo, nascemos de novo da parte de Deus. Continuamos retendo características e tendências herdadas de nossa família humana, mas possamos a pertencer a nova família de Deus.Jesus é o nosso exemplo. Enfrentava a rotina diária com serenidade. Os homens e mulheres desculpam os seus temperamentos sob pretextos ora de hereditariedade, ora de circunstâncias. As mulheres são mais irritadas e tem língua desenfreada.Se lá dentro Cristo predomina, o temperamento vai mostrar isso também.Necessitamos escolher por hábito, permitir Cristo agir através de nós para controlar nosso temperamento. Ele espera que nós escolhamos.

FONTE : Assembléia de Deus do Retiro - Volta Redonda - RJwww.adretiro.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

A equipe verde ganhou o acamp jovem e o acamp kids... O de crianças foi uma bençao. Agradecemos a todos os irmaos da rede de jovens que nos ajudaram...