MURAL DE RECADOS

segunda-feira, 31 de março de 2008

ATITUDES DE UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

1 Sm 13:8-14


INTRODUÇÃO
Davi ficou conhecido como um homem segundo o coração de Deus, e até hoje é venerado em Israel como o maior rei que já houve na nação. Saul, em contraste, apesar de ter sido o primeiro rei, teve um fim desastroso. Houve muitas diferenças entre as atitudes de Davi e as de Saul. Vamos aprender com Davi quais as atitudes de um homem segundo o coração de Deus.


1. ATITUDE DIANTE DAS LIMITAÇÕES PESSOAIS
- Saul era alto, forte, bonito (1 Sm 9:1,2)
- Davi era “ moço ruivo, de boa aparência” (1 Sm 16:12)

Muitas vezes ficamos paralisados por causa de limitações físicas ou pessoais. Consideramos os outros mais bonitos, mais fortes, mais importantes. Não podemos esquecer que Deus olha o interior do homem, e não o seu exterior (1 Sm 16:7). Deus muda nosso interior, e a partir daí o exterior é afetado. Mudança apenas exterior é mera religiosidade. O que agrada a Deus é o interior transformado.


2. ATITUDE DIANTE DAS CONDIÇÕES
- Saul era de família rica (1 Sm 9:1)
- Davi era de família simples, comum (1 Sm 16:1)

Muitas vezes, nos limitamos por causa daquilo que temos: nossa família, nosso grau de escolaridade, nosso nível econômico, nosso emprego. Achamos que não somos bons o suficiente, desconfiamos da nossa capacidade e acabamos deixando de fazer o que está ao nosso alcance.
Não devemos ficar acomodados diante daquilo que podemos mudar, das áreas em que podemos crescer. Porém, podemos e devemos agir de acordo com o que já temos (Fp 3:12-16).


3. ATITUDE AO SER CONFRONTADO
- Saul quis manter a aparência (1 Sm 15:24-30)
- Davi quebrantou-se diante de Deus (Sl 51:1-4)

O homem segundo o coração de Deus não está mais preocupado em ficar bem diante das pessoas do que em estar firmado em Deus. Ele busca restaurar o relacionamento com Deus através da confissão de pecados e recebimento do perdão divino.


4. ATITUDE DIANTE DO DESAFIO
- Saul acovardou-se (1 Sm 17:38)
- Davi enfrentou a situação (1 Sm 17:32,37)

Não adianta procurarmos o caminho mais fácil, pois ele normalmente não é o melhor. Os atalhos não trazem solução, são apenas paliativos. Devemos buscar resolver os problemas que surgem em nossa vida, pois isso gera crescimento.


5. ATITUDE DIANTE DE DEUS
- Saul não obedecia plenamente a Deus (1 Sm 15:18,19)
- Davi era quebrantado, e o que mais desejava era a presença de Deus (Sl 51:10,11)

Estamos neste mundo de passagem. Nossa vida aqui na terra é temporária. Viemos de Deus e voltaremos para Deus. Portanto, devemos viver nesta terra de acordo com a vontade e o propósito de Deus para nós.
Nosso coração é enganoso, nossa carne busca o que é prazeroso, e não o que é bom. Mas a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, e devemos buscá-la diariamente para nossa vida.

Nenhum comentário: